Evangelho: arroz e feijão ou rabanada e pavê?

rabanada

A última semana do ano é um espetáculo em termos de comida. Do natal ao ano novo passamos diante de várias e sempre deliciosas sobremesas (de longe as que eu mais aprecio são rabanada e pavê). É impossível não passar da conta. Também é uma época de interessantes e apetitosos pratos principais: peru, chester, bacalhau, e várias outras comidas que temos o privilégio de desfrutar nesse período do ano. Mas quando pensamos no alimento diário das outras 51 semanas do ano dificilmente (pelo menos para nós brasileiros) não pensaríamos no famoso e tradicional arroz e feijão. Eles podem ser complementados de diversas formas, mas sempre estão lá como a base da nossa refeição.

Esse ambiente culinário nos ajuda a pensar no Evangelho. Por sinal, o Evangelho é apresentado na Escritura como um alimento. Em João 6 Jesus nos convida a nos alimentarmos dele, comendo e bebendo da sua graça. Diante da tentação ele mostrou ao Diabo que o ser humano deve ser alimentar da Palavra de Deus, e não apenas do pão. E ainda Jesus ensinou aos seus discípulos a se reunirem periodicamente para fazer uma refeição em memória dele. Celebramos a Ceia do Senhor, e nos alimentamos da comunhão com Jesus Cristo vivo.

Agora, eu te pergunto: o Evangelho está mais para sobremesa ou prato principal? O Evangelho na sua vida parece mais rabanada ou arroz e feijão? Ocorre que a sobremesa é aquela refeição gostosa, mas dispensável. Comemos se tivermos tempo, se estivermos “no clima”, se sobrar um dinheiro. A sobremesa não te sustenta. Não sobrevivemos de sobremesa. Infelizmente muitas pessoas experimentam o relacionamento com Deus assim. É como um docinho que comemos de vez em quando. Por isso estão desnutridas espiritualmente. São diabéticos espirituais. Neste final de ano, época de avaliação e planejamento, pergunte a si mesmo se não é hora do Evangelho não ser o prato principal da sua vida. Um ano novo não traz uma vida nova. Quem traz uma nova vida é Jesus, pela ação do Espírito Santo. E essa vida vem para você quando você coloca sua fé em Jesus como seu único e suficiente salvador e se alimenta todo o dia do Evangelho, através de oração, leitura da Palavra, compartilhando o Evangelho com seus amigos, com ações que abençoam as pessoas que estão ao seu redor, participando e caminhando junto como uma comunidade cristã séria e biblicamente saudável. É hora do Evangelho ser o seu prato principal.

Book your tickets